Discutir o conceito de inovação são um dos assuntos mais levados em consideração quando se busca diferencial competitivo, ainda mais quanso se trata nas perspectiva das micro e pequenas empresas.
As micro e pequenas empresas buscam diferencial dos bens e serviços porém muitas vezes é limitada e restrita, uma vez que ela assimila as inovações, sendo em sua grande maioria em inovações incrementais.
Essas inovações incrementais são devidas as inovações por reação, onde deveria ser por proatividade do empresário. Isto não é a cultura da empresa de pequeno porte, uma vez que a mesma absorve as tecnologias elaboradas pela grande empresa, e aí sim quando esta inovação chega a sua empresa e antes dos seus concorrentes ela coloca em prática, pode-se considerar uma inovação.
Hoje qualidade não é mais um diferencial competitivo, inovação é um diferencial competitivo. Futuramente poderá não ser a inovação um diferencial competitivo e sim outro novo elemento. A inovação pode estar no jeito de falar, vestir, fazer e produzir. Temos que deixar claro o entendimento de que inovação é diferente de invenção, onde nem toda invenção se transforma em uma inovação, sendo que, a inovação tem demanda de mercado.
A inovação pode ser radical ou incremental, porém, todas as inovações devem ter como obrigação a busca de lucro. Ao inovar ele pode estar mudando um produto, serviço, processo novo ou melhorado, na organização seja nas rotinas do dia a dia do seu negócio e em marketing procurando formas de aumentar suas vendas.
Estes conceitos têm que estar bem claro para o empresário, para que assim ele possa implantar a cultura inovadora em sua empresa, buscando o diferencial competitivo e estando a frente dos seus concorrentes.
Um aspecto importante é a proximidade que a pequena empresa tem com o cliente e a rapidez com que consegue dar uma resposta imediata a mudanças e adequações momentâneas. Fazendo com que muitas vezes se destaque no mercado e muitas pessoas busquem esse produto e serviço.
O poder público tem papel central na construção da competitividade de uma região, o governo tem capacidade de mobilização única junto as instituições ciêntificas e tecnológicas, o poder público tem papel fundamental no desenvolvimento economico - é de suma importância que o poder público implante dispositivos para que as empresas de pequeno porte tenham acesso a inovação.
O capítulo X da lei complementar 123 preve grandes incentivos para a pequena empresa, onde poderá ser implantada uma incubadora de empresas, que são ambientes onde se estimulam a criação e protegem o desenvolvimento de novas empresas, além disso o municipio poderá fazer convênios com instituições tecnológicas, destinar 20% para P&D e criar um fundo municipal de inovação com propósito de financiar tais investimentos ligados a inovação.
As micro e pequenas empresas buscam diferencial dos bens e serviços porém muitas vezes é limitada e restrita, uma vez que ela assimila as inovações, sendo em sua grande maioria em inovações incrementais.
Essas inovações incrementais são devidas as inovações por reação, onde deveria ser por proatividade do empresário. Isto não é a cultura da empresa de pequeno porte, uma vez que a mesma absorve as tecnologias elaboradas pela grande empresa, e aí sim quando esta inovação chega a sua empresa e antes dos seus concorrentes ela coloca em prática, pode-se considerar uma inovação.
Hoje qualidade não é mais um diferencial competitivo, inovação é um diferencial competitivo. Futuramente poderá não ser a inovação um diferencial competitivo e sim outro novo elemento. A inovação pode estar no jeito de falar, vestir, fazer e produzir. Temos que deixar claro o entendimento de que inovação é diferente de invenção, onde nem toda invenção se transforma em uma inovação, sendo que, a inovação tem demanda de mercado.
A inovação pode ser radical ou incremental, porém, todas as inovações devem ter como obrigação a busca de lucro. Ao inovar ele pode estar mudando um produto, serviço, processo novo ou melhorado, na organização seja nas rotinas do dia a dia do seu negócio e em marketing procurando formas de aumentar suas vendas.
Estes conceitos têm que estar bem claro para o empresário, para que assim ele possa implantar a cultura inovadora em sua empresa, buscando o diferencial competitivo e estando a frente dos seus concorrentes.
Um aspecto importante é a proximidade que a pequena empresa tem com o cliente e a rapidez com que consegue dar uma resposta imediata a mudanças e adequações momentâneas. Fazendo com que muitas vezes se destaque no mercado e muitas pessoas busquem esse produto e serviço.
O poder público tem papel central na construção da competitividade de uma região, o governo tem capacidade de mobilização única junto as instituições ciêntificas e tecnológicas, o poder público tem papel fundamental no desenvolvimento economico - é de suma importância que o poder público implante dispositivos para que as empresas de pequeno porte tenham acesso a inovação.
O capítulo X da lei complementar 123 preve grandes incentivos para a pequena empresa, onde poderá ser implantada uma incubadora de empresas, que são ambientes onde se estimulam a criação e protegem o desenvolvimento de novas empresas, além disso o municipio poderá fazer convênios com instituições tecnológicas, destinar 20% para P&D e criar um fundo municipal de inovação com propósito de financiar tais investimentos ligados a inovação.
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